29 de fev. de 2008

Memória das minhas putas tristes

Gabriel Garcia Márquez
«No ano dos meus noventas anos quis oferecer a mim mesmo uma noite de amor louco com uma adolescente virgem.»
Aqui está o mote para a história que se segue.
Aqui está o mote para o amor. O amor aos noventa anos.
Aqui está o mote para a história do sábio triste e da sua Delgadina.
Como ele mesmo disse: "Houve vezes em que pensei que aquelas contas de camas seriam uma boa base para uma relação das misérias da minha vida pervertida e o título caiu-me do céu: Memórias das minhas putas tristes."

Entre aviões, a estrela, salas de espera (de aeroportos e de consultórios médicos), risos, abraços e muita conversa, consegui ler este pequeno livro do Garcia Márquez.
É um livro pequeno que se lê bem quando não se tem mil e uma coisas a puxar-nos para longe deste sábio triste.
Para mim, de triste o sábio não tem muito. Acho até que ele teve (e tem) uma vida feliz. E encontrar o amor verdadeiro aos noventa não será mais um motivo para festejar a vida?
A única coisa que me dá pena é só ter descoberto a escrita do Garcia Márquez agora! Shame on me, eu sei! Mas é o que dá ver os livros (calhamaços) dele espalhados em casa, com marcadores a meio. Isto de ter uma mãe que, embora goste muito de ler, deixa os livros (grandes) para terminar mais tarde, e um pai, que também gosta muito de ler mas que não tem muito tempo (e além disso tem que poupar a vista que está cada vez pior), dá nisto: nunca me aventurei por tais livros. Mas que grande engano...
Pergunto-me onde é que a mana mais velha fica no meio disto? Será que leste e te esqueceste de me dizer o que andava a perder? Ou será que também foste pelo mesmo engano?

2 comentários:

Anônimo disse...

naaaaaaaaa...
eu e o garcia já somos velhos amigos!
'amor em tempos de cólera' mexeu tanto cmg, q m pôs em questão algumas coisas da vida; antes q m pusesse de novo a vida das avessas... guardei -o pra qd fosse + crescida! se bem q agora ache, q nunca serei suficientemente crescida! qq dia lá farei d novo o pino!!!
mana + velha - mas n o suficiente

disse...

Mana mais velha tem razão. Agora que começaste pelo livro mais pequeno, avança... Não hesites! Segue para o amor em tempos de cólera.