5 de fev. de 2008

A ARTE DA GUERRA



por Sun Tzu

Este pequeno manual de estratégia bélica foi compilado por um daqueles que é considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, Sun Tzu (544-496 AC) colocado a par de Napoleão, Alexandre O Grande e Ghengis Khan. Catalogado como um dos primeiros 'realistas' no campo das ciências políticas pode ser comparado a Júlio César (Guerra Civil, A Guerra das Gálias) e Maquiavel (O Príncipe).

Aparte toda esta conotação militar (é estudado em West Point e pela Mossad, entre muitas outras instituições militares) este título é sobretudo importante para perceber os fundamentos da antiga filosofia chinesa e toda a essencial instituição do equilíbrio da mente, do corpo e da matéria, mesmo que seja num campo de batalha.

O livro constitui-se com um manual de comportamento combativo perante todos os diferentes cenários, adversidades e oponentes e é de muito rápida leitura e de imediata absorção; dei por mim depois de o ter lido a funcionar da mesma maneira lúcida e prática, perante um qualquer problema do quotidiano, objectivando o combate.

Ler também : Carl Von Clausewitz

2 comentários:

disse...

Gostei muito de ler o Clausewitz. Tive até que fazer um trabalho, durante a licenciatura. A guerra é a continuação da política por outros meios... Tão actual ainda... Terei que ler este que propões também

rah pha disse...

o sun tzu poderia ser quase o primeiro livro de auto-ajuda da humanidade; quase 2500 anos desde que foi escrito e ainda o vejo tão actual, n é extraodinário?

lê sim, é mt interessante! eu vou ler o clausewitz com mais atenção!