Falo de Teatro Completo de Sarah Kane, edição disponível em português pela Campo de Letras dentro da colecção Campo do Teatro, n11, com tradução de Pedro Marques e que inclui as peças BLASTED, PHAEDRA'S LOVE, CLEANSED, CRAVE e 4:48 PSYCHOSIS, respectivamente Ruínas, Amor de Fedra, Purificados, Falta e 4:48 Psicose.
A obra desta dramaturga e encenadora inglesa é demasiado intensa para que ao lê-la não se pressinta algo de mau espreitando dentro de nós ou vindo do outro, é demasiado vísceral, truculenta, desumana, carnívora da nossa espécie! Deveria ser catalogado, caso existisse uma óbvia catalogação, de obra para adultos, não comestível por um qualquer, acessível apenas a não impressionáveis e a capazes de aperceber, na construção do texto de Kane e da desconstrução mental que se lhe segue bem de perto, da réstea de esperança na absolvição e redenção do homem e da mulher.
Centrei-me na peça 4:48 Psychosis que é um contínuo grito de Sarah posta em palco - é ela a personagem e dramaturga, é a ela que vemos, é aqui que ela se revê, nesses momentos íntimos, cheios, vazios, ocos, finais, até a essa última hora, as 4:48 da manhã.
Aconselharia este livro a quem não se importe de levar um soco fortíssimo no estômago e lhe consiga sobrevir! É de ler, no entanto e atentamente. A leitura é diferente porque se trata de uma peça de teatro e é a primeira que aqui se expõe / propõe. Eu por mim também foi a primeira que li sem ter visionado antes a peça - normalmente é um caminho que percorro, após ver a peça e caso esta me tenha marcado, compro o livro.
curiosidades :
1.As peças foram todas postas em cena em portugal pelos Artistas Unidos e encontra-se em produção pelo Estúdio Zero - As Boas Raparigas do Porto o 4:48 psicose.
2.Blasted foi composto ainda quando Kane frequentava o curso de artes em Bristol
3.Crave foi escrito sob o pesudónimo marie kelvedon
4.Kane também escreveu o guião para uma curta, Skin.
enlaces :
artistas unidos
as boas raparigas
12 comentários:
Meu querido, que bom ver-te regressar!
Saudadinhas!
bjnh
:) beijão!
ATENÇÃO :
A foto de capa do TEATRO COMPLETO de Sarah Kane é de Silvie Rocha, actriz dos Artistas Unidos de LX, companhia que levou à cena todas as peças de Kane.
Estão neste momento no Convento das Mónicas à Graça, mas estiveram no espaço A Capital, Teatro Paulo Claro, ao Bairro Alto.
errata ao antes :
(nota) em vez de atenção
leia-se: a foto é com silvie rocha, e não de silvie rocha
:) preciosismos
grrrrrr
SYLVIE ROCHA!!!!
agora acertei bolas!
as boas raparigas vão estrear na quinta a peça 4.48 Psicose, já estive no site e o cenário que vão utilizar é brutal!!
Mike
eu sei... fiquei em segundo no concurso de cenografia, grrrrr...
boa estreia, cá espero os convites :)
Onde achou o livro?!
olá, natália, bem vinda ao LendLeg
encontrei o livro numa livraria do chiado na secção de teatro da qual não me recordo o nome, mas é na rua garrett em frente à bertrand, um pouco antes do café benard. não adianta perguntar a quem trabalha lá - não conhecem!!!! - mas quando o comprei havia ainda duas cópias! se não o encontrares por lá, tenta a pequena livraria dos artistas unidos no convento das mónicas, travessa das mónicas na graça, bem perto do miradouro da graça!
beijo e boa sorte!
rafa
olá, bem vinda ao LendLeg Natália!
Encontrei o livro numa livraria da rua garrett no chiado em lisboa, de que não me recordo do nome! fica em frente à bertrand logo antes do café benard. tinham lá mais 2 exemplares, portanto, corre!!
se n o encontrares por lá, vai à pequena livraria dos artistas unidos no convento das mónicas, travessa das mónicas na graça, perto do miradouro da graça!
bj
livraria sá e costa!!! :) é essa
Você sabe onde encontro o filme dela "Crave" legendado ou ñ tem?
Postar um comentário