8 de out. de 2008

FUNNY GAMES (1997)



Este é um dos filmes mais aterradores a que assisti nos últimos tempos e será um dos mais intensos em terror psicológico, em horror de entre portas, em susto de momento e se o vi entre cem pessoas no exterior, pelo menos isso serviu-me para refrear o temor ~ eu, imaginativo eu, que me assumo como sugestionável imaginando sombras e coisas esperando por mim no escuro.

Vejo neste filme de Michael Haneke, na sua versão original austríaca de 1997 que seria refeita 20 anos depois nos Estados Unidos, referências e proximidade a outros tais como The Shining, Scream, Psico, Rosemary's Baby, Misery, Talented Mr Ripley ...

O filme envolve-nos numa atmosfera claustrofóbica, toma-nos de assalto, coloca-nos vulneráveis clamando impotência! A ver ~ previno que o susto pode ser fatal.

Visto no
CineLençol
Alameda do
MAL
com audiência de + de 100 pessoas.

2 comentários:

Si disse...

Se te sentiste assim com cem pessoas à volta, então imagina que o vias sozinho no escuro da tua casa! Nem tinhas vizinhos que te "salvassem" do susto :)
Este filme é mais um que eu não veria! Terror/susto/horror não faz o meu estilo!
bjnh

Ricardo Lopes Moura disse...

adorei esse filme, o medo é verdadeiramente palpável.

apenas achei o final um verdadeiro cop out, independentemente da ideia de crítica social inerente ao prazer de se assistir a jogos violentos.