1 de fev. de 2009

VIAGEM A PORTUGAL EM 1866



Recordei-me agora deste livro, que já tinha lido há alguns anos, no seguimento de uma conversa sobre viagens que revigorou a sua lembrança. Foi um livro que me surpreendeu na altura - tanto como a descoberta do guia escrito por Pessoa e que é um dos primeiros artigos deste blogue - pois nele Hans Christian Andersen, esse famoso contista dinamarquês , relata a sua viagem a Portugal em 1866 a convite de um amigo português que conhecera anos atrás em Copenhaga.

Andersen partilha a sua visão de Lisboa, Aveiro e Coimbra em tempos idos em que ainda a ligação com Espanha - Andersen recusou o barco - era feita por carruagem por malaposta enquanto se ultimava a ligação com Portugal. A descrição de Aveiro é esparsa mas a de Coimbra - cidade que a todos nós elementos deste sítio nos diz muito, é deliciosa. Pequenos detalhes da rotina social e o vislumbre dos edifícios do burgo abraçando o rio é delineada com um idílico encantamento.

O site que segue é parcial e não revela as passagens críticas que seguem no livro. Leiam - irão adorar. Suponho que especialmente o trecho dedicado a CBR.

Lido algures em 2003

Enlaces

Livro |
http://purl.pt/768/1/vap/partida.html

Artigo Lendas |
http://lendaselegendas.blogspot.com/2008/01/what-tourist-should-see-o-que-o-turista.html

2 comentários:

Si disse...

Espreitei o site e achei super interessante! Estou curiosa para ler o livro!
E será que há uma versao em ingles?

rah pha disse...

Claro que há versão em inglês - mas o original é em dinamarquês naturalmente. Eu li-o em português.

Bijum