13 de fev. de 2008

Inés da minha alma



"Inés Suarez - (1507-1580) Espanhola, nascida em Plasencia, viajou para o Novo Mundo em 1537, onde participou na conquista do Chile e na fundação da cidade de Santiago. Teve grande influência política e poder económico. (...) narro os acontecimentos tal como foram documentados. Limitei-me a interligá-los através de um exercício mínimo de imaginação. Esta é uma obra de intuição, mas qualquer semelhança com acontecimentos e personagens da conquista do Chile não é casual. (...)" - Isabel Allende

Como em todos os livro que li da Isabel Allende neste voltei a ficar vidrada do princípio ao fim. Ainda mais existindo neste a vertente histórica.
Gosto de ler livros em que aprendo e este foi um desses. Fiquei a saber muito mais sobre a colonização dos espanhóis na América do Sul.
Do livro realço dois excertos que, por concordar imensamente com o conteúdo, quero deixar aqui:
1. "A primeira vez que decidi castigá-lo com o silêncio, Pedro agarrou-me a cara entre as mãos, cravou os seus olhos azuis nos meus e obrigou-me a confessar o que me aborrecia. «Não sou adivinho, Inés. Podemos simplificar as coisas se me disseres o que queres de mim», insistiu." [Acho incrível como as mulheres têm a má ideia de fazer o que Inés fez com Pedro aqui - não é tudo mais simples se for explicado? Os homens não têm o nosso sexto sentido para entender certas coisas, por isso, para quê tentar?...:)]
2. "Nessa época, rezava muito, levava a Nossa Senhora do Socorro para o jardim (...) e eu contava-lhe as minhas angústias. Ela fez-me ver que o coração é como uma caixa, se estiver ocupado com porcarias, falta espaço para as outras coisas. Não podia amar Rodrigo e a sua filha se tivesse o coração cheio de amargura (...)." [Há coisas óbvias que nem sempre se conseguem verbalizar, mas aqui está um óptimo exemplo!]

3 comentários:

disse...

Pensamentos e acções positivas atraem pessoas e acontecimentos positivos. Não duvido nada.

repenikadita disse...

quantas vezes não fazemos o papel de inés com os pedros da nossa vida? é mau mas verdade.

Anônimo disse...

Repenikadita:
É verdade mas isso é algo que se deve mudar, nao achas? Se os Pedros nasceram Pedros e nao Ineses, nao sabem o que vai dentro das cabecas delas! Entao há que lhes mostrar/falar! Eu tento fazer isso - pelo menos nao fica a frustracao de nao tentar!
bjnh