15 de fev. de 2008

ONDE É QUE UM LIVRO NOS LEVA

um livro leva-nos aonde a imaginação nos levar
(leitmotiv, cliché, frase-feita mais fundamental e ilustrativa)

mas teremos que ser imaginativos para nos deixarmos conduzir?
a criatividade aparecerá mais intensa consoante o leitor?
um livro é um portal?
pode um livro existir sem páginas?
posso somar outro livro a outro, infinitamente?
posso ler vinte em simultâneo e,
em sonho sonhando, criar um livro híbrido a partir de todos esses?
posso ser mais feliz com palavras e letras montadas em torno em mim, ao meu entorno?
torno eu a minha casa com um livro qualquer?
onde me sinto em casa com um livro na mão?
posso levar um livro em cada uma destas mãos?
um livro pode ser a mais bonita homenagem.
um presente um livro, oferenda perfeita.
um livro presente em cada mesa de cabeceira, devia ser esta uma das leis do mundo.
queria acrescentar mais que um ponto a cada livro, a cada conto, mas o ponto realmente acrescento-o a mim próprio, sempre, continuamente!
mais vale um livro na mão do que outro a voar?

conhecem o fenómeno book-crossing?
deixem um livro escolhido num sítio qualquer e imaginem a sua viagem, entre mãos e mãos e olhos e vidas!

querem começar a escrever um livro agora mesmo?
tema: eu! história escolhidas sobre mim por mim próprio, eu e tudo, eu e os outros - um desafio.

a) primeiro andamento

um livro preenche-me infinitamente, muito mais do qualquer imagem, infinitamente mais do que qualquer filme.

o espaço para imaginação proporcionado por um filme (curta, longa, ou média metragem, vj, videoclip..), uma dança ou uma peça de teatro (musical, drama, tragédia, comédia, advanceed performance, happening...) é bastante redutor em comparação a um qualquer livro.

castra-nos imediatamente qualquer possibilidade de sugestão espacial e temporal ao apresentar-nos logo uma proposta de imagem que num livro é extraordinariamente ilimitada. os olhos alimentam-se logo com esse cenário e não possibilitam muito mais do que essa imagem única, do que esse fotograma congelado.

(a crescer)

Nenhum comentário: