5 de fev. de 2008
Eça Agora
A reinvenção das personagens de Eça de Queiroz numa história alucinante dos autores de O Código d`Avintes.
Eça Agora.
Quando vi o título a minha primeira interpretação foi a expressão "essa agora", mas depois, com a ajuda do prólogo vi a segunda interpretação: Eça Agora, Eça nos dias que correm - Os Maias do século XXI.
Os 7 escritores do Código d'Avintes (Mário Zambujal, Luísa Beltrão, José Jorge Letria, Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha e Rosa Lobato Faria) atreveram-se a reescrever Os Maias mas tendo como personagens a actual sociedade portuguesa.
A história tem linhas semelhantes, o mesmo tipo de amores, peripécias, problemas, etc, mas o fim é inovador - será que o Eça perdoa esta? :)
Após o primeiro capítulo achei que a escrita estava bem aquém do que eu esperava, mas nos capítulos seguintes deixei-me conquistar da mesma forma que Os Maias originais me conquistaram!
Devorei este Eça Agora praticamente da mesma forma que devorei Os Maias (naquela altura tinha mais tempo livre para ler...).
Deliciei-me quase da mesma maneira - não tanto, claro, porque o Eça é o Eça e a escrita dele encanta-me!
Lembro-me que quando li Os Maias, passava imenso tempo a verificar as imensas possibilidades de ler uma frase, pois com tanto uso da vírgula, as frases tinham tanta forma de ser lidas!
Foi com o Eça que aprendi a dar melhor uso às vírgulas!
Os Maias foram leitura obrigatória do 10º ano.
Não sei porquê, mas deixei até à última para começar a ler. Fi-lo somente quando a professora disse "daqui a 2 semanas começamos Os Maias". Os meus colegas já tinham começado a ler o livro há meses e alguns estavam quase a acabá-lo. Pensei que ia ser complicado terminar de o ler a tempo para as aulas de português, mas foi só começar para perceber que não ia custar nada lê-lo! O que custava era ter de esperar por um tempo livre para aproveitar para ler! Recordo também que fui acampar com o meu agrupamento de escuteiros e que toda gente me gozava por andar com Os Maias atrás!
Recordo-me que adorei.
Gostei de recordar o Eça agora. :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Si como percebo esse teu amor pelos Maias!! Os lugares, as personagens, a história, o trabalho descritivo do grande Eça...Confesso que adorei e a sua leitura no secundário rápidamente passou de uma obrigação a um prazer..Esta versão dos dias do hoje ainda não conheço mas fiquei curiosa :)
Fiquei de tal forma empolgada, com este post, que vou ler em voz alta, os Maias ao meu filho!
:D
Postar um comentário