31 de jan. de 2010

Energia sem limites


Deepak Chopra apresenta-nos um livro sobre a energia física, intelectual e emocional que existe em cada um de nós. Embora o objectivo principal deste livro seja ajudar pessoas com fadiga crónica, constitui uma fonte de informação sobre muitos aspectos da nossa vida como ser humano, acabando por ajudar também aqueles que não sofrem dessa doença.

O que achei interessante neste livro foi descobrir que existem várias "constituições únicas Mente/Corpo", nomeadamente: Vata, Pitta e Kapha. O livro diz que se conseguirmos identificar "quem somos" (entre os 3 tipos) estaremos a caminho de desvendar a origem dos problemas que afectam o nosso corpo e mente, e consequentemente, de como os poderemos resolver. Esses problemas poderão ser resolvidos (ou atenuados), por exemplo, por uma melhoria da nossa alimentação (a importância de uma boa digestão), pela redução do nosso stress (a importância da meditação) e pela geração da nossa energia (a influência dos ritmos da natureza).
Este livro representa uma outra "abordagem" para o desvendar dos nossos segredos como seres humanos: Porque sou como sou? Porque reajo como reajo?

(Se bem que para mim foi mais fácil identificar os "tipos da constituição Mente/Corpo" de amigos, do que o meu próprio. Ao que parece, faço parte de um caso raro, aquele que é um pouco dos três tipos: tridóshico Vata-Pitta-Kapha. Há quem diga que deve ser o melhor de todos, "aquele que tem o que de melhor existe dos 3 tipos" :P Mas para mim, soa mais a um "Bolas, fiquei na mesma... Agora vou ter de aprender sobre os três tipos e tirar as minhas conclusões. Nem daqui a um ano acabo isto!".)

2 comentários:

Si disse...

Emprestas-me o livro depois de investigares os teus 3 tipos? :)
Acho esse assunto mt interessante!
Ainda há dias a minha prof de dança de ventre me explicou que a dor que eu estava (e ainda estou!) a sentir nas costas é porque algo na minha vida não está "encaixado". E eu cá fiquei a pensar que está explicado por que me doí tal ponto desde há 2 meses p'ra cá :S :)

Si disse...

Incrível que só agora se fez "luz" e percebi que o livro-surpresa que me chegou pelo correio é este de que aqui falas :) :) :)
Obrigada, mais uma vez, pela surpresa! Ainda nao sei que tipo sou, pois ainda só li partes do livro, mas quero comecar a ler do início e tudo seguido.