12 de mar. de 2009

Entre les murs - The class


Ainda estou a "digerir" o que vi neste filme... Por mais que tenha ouvido falar dos actuais problemas nas salas de aulas, só mesmo vendo para acreditar que há jovens que conseguem ser tão mal-educados e ter tanta falta de respeito por um professor.
As minhas turmas da escola nem sempre foram o exemplo de bom comportamento, mas nunca vi algo como o que vi neste The Class.
É incrível como um professor tenta fazer tanto pelos alunos e eles "respondem" de forma oposta ao que se espera.
François Bégaudeau, professor na vida real e autor do livro e do argumento, interpreta o papel principal do professor François, que dá aulas numa escola de Paris e que tem a seu cargo uma turma diversificada racialmente, o que traz mais alguns conflitos para a difícil tarefa de um professor.

Depois do filme, em conversa com o B., verifiquei que há uma certa injustiça dentro da sala de aulas: os provocadores "óbvios" são castigados, mas os que provocam de forma "subtil" conseguem escapar (talvez devido aos bons resultados escolares que obtêm), embora esta segunda forma de provocar possa prejudicar bem mais o ambiente numa classe de aulas.
Fiquei com o coração apertado ao imaginar a quantidade de professores que tem de passar por "isto" todos os dias... Aqui vai um abraço especial para todos os professores que conheço.

8 comentários:

Denise disse...

Fiquei cheia de vontade de ver o filme!
E obrigada pelo abraço :-)

Si disse...

Talvez por ter lido vários textos sobre as tuas experiências c alunos, fartei-me de pensar em ti enquanto via o filme!
Eu gosto de dar abraços merecidos! :)
aqui vai mais um!

Denise disse...

As experiências tristes perteceram a um ano atípico. Este ano sinto-me feliz :-)
Jinhos

Sérgio Luiz disse...

eu gostaria de ter o movie para passar nas minha aulas de F. civica... onde o viste? cinema? DVD? se alguem souber como o posso adquirir agradecia uma dica para sluz@iol.pt muito obrigado

Si disse...

O dvd vai estar à venda a partir de 24 de Março (www.amazon.fr).
Realmente é uma boa ideia mostrar este filme numa aula para que alguns alunos vejam a sua "imagem reflectida".

JC disse...

Sinceramente não gostei do filme.
Se servir para alguma coisa só se for para aprender os maus exemplos.
Não vi um aluno "pior" que alguns alunos com os quais lido no dia-a-dia.
verifiquei a incapacidade do professor em resolver qualquer um dos problemas que lhe foram surgindo ao longo do ano lectivo, conseguiu ainda afastar os alunos, criar más relações, e excluir alunos por "dá lá aquela palha".
Se o objectivo era demonstrar a realidade do ensino na França, ficou um bocado aquém das expectativas.
Se objectivo era fazer uma análise em "como não ser professor" considero que o objectivo foi cumprido.

Calha

Si disse...

Bem vindo Calha!
Nao sei qual seria o objectivo, mas parece-me suficiente mostrar no que uma sala de aulas se transformou - eu, que sei dos stresses q tu e outros amigos profs passam, fiquei com uma nocao diferente ao "visualizar" as vossas histórias!
Acho que para o público em geral, q n tenha a mínima ideia do q se passa "dentro de paredes", é um filme q vem alertar para problemas actuais e q mostra como um professor nao pode ser o "educando" dos seus alunos...
bjnhs

Si disse...

O dvd "A Turma" está já `a venda com o Público, por cerca de 15€.