26 de nov. de 2008

Casablanca

Decidi dedicar um fim-de-semana a clássicos do cinema. Um deles foi Casablanca, realizado em 1942 por Michael Curtiz.
A história passa-se na altura da Segunda Guerra Mundial, e gira em torno de uma história de amor, nascida e interrompida em Paris (aquando da sua ocupação pelo exército alemão), reencontrada em Casablanca.
Casablanca é na altura a cidade de passagem para várias pessoas fugidas de uma Europa em guerra que pretendem chegar até aos E.U.A., a sua última esperança para reencontrarem uma vida normal. Aguardam então, na maior cidade de Marrocos, por vistos que lhes permitirão viajar até Lisboa e daí até ao outro lado do Atlântico.
Quem não se lembra de já ter ouvido a célebre frase "Play it once, Sam, for old times' sake" dita pela personagem Ilsa Lund?
Um clássico é sempre um clássico. Uma história de amor é sempre uma história de amor.
Mas este filme não se deixa ficar por aí, no amor, e vai mais além conseguindo também histórias engraçadas, paralelas, como no caso do enredo entre o exército francês e o italiano que mesmo noutro continente disputam por poder.

3 comentários:

Si disse...

Por vezes penso "que vergonha ver tantos filmes e nao ter visto clássicos como Casablanca e West Side Story"... Realmente tenho que os ver!

Ana disse...

West Side Story é a seguir... :)

rah pha disse...

Que giro! Tenho q rever este filme!