Este vídeo chegou-me por mail e, depois de ver o vídeo, resolvi "investigar" este Matt.
Descobri isto:
http://www.wherethehellismatt.com/about.shtml
Acabei por ver também os vídeos da palestra que deu, nos quais Matt explica a razão pela qual esta "dança", à volta do mundo, começou.
26 de mar. de 2009
Where the Hell is Matt? (2008)
The T-Mobile Dance
Aqui está o vídeo da publicidade duma operadora de telemóveis. Foi filmado na Liverpool Street Station, em Londres. O público foi surpreendido pelos bailarinos que, de repente, começaram a dançar "do nada".
Quando vi a publicidade na televisão, adorei e só tive pena que fosse propaganda de telemóveis... Mas é interessante ver como a publicidade tem dados passos grandes e cada vez há mais anúncios originais e com bons resultados.
24 de mar. de 2009
Ficção Científica no Cinema Londres -Lisboa
A antestreia decorrerá na sexta-feira (27 de Março), contando com o humorista Bruno Nogueira a protagonizar um pequeno monólogo, antes da projecção do filme «Let the Right One In», marcada para as 21:00 horas. Esta obra trará uma história de amor entre vampiros.
Bruno Nogueira, que esteve presente na apresentação do evento à imprensa, disse estar «muito contente» com o seu envolvimento na iniciativa. «Além de poder ver filmes ´à borla´, é uma óptima oportunidade para eu conhecer melhor o cinema fantástico», apontou o humorista.
«(A Mostra) pretende ser um ponto privilegiado que as pessoas possam visitar para conhecer o melhor do cinema fantástico», disse Carolina Godayol, directora geral da NBC Universal Global Networks para Portugal e Espanha, esta terça-feira em conferência de imprensa.Diário Digital, 24 Março'09
23 de mar. de 2009
"a nossa necessidade de consolo"
"a nossa necessidade de consolo"
um filme de André Santos
e Marco Leão
Documentário | 13' | 2008
A passar no IndieLisboa deste ano! O Marco foi quem filmou para mim na Malaposta, em 2007!
"O tempo passa por nós como uma tarde passageira. Corre como as nuvens no céu levadas pelo vento, à deriva.
Enquanto o tempo passa, vivemos e sentimos a sua passagem.
Uma breve reflexão sobre a passagem do tempo sobre nós, vista através de dois momentos da vida das nossas mães."
"No fundo, o tempo de nada serve, inútil instrumento de medida que só regista o que a vida já me trouxe." (Stig Dagerman)
www.indielisboa.com
www.myspace.com/andrefcsantos
www.myspace.com/marcoleao
21 de mar. de 2009
50 FIRST DATES
Não digo que os estúdios americanos devam deixar de produzir este filmes mas este não me serve as medidas e na verdade os únicos filmes que aprecio por Sandler é o Embriagado de Amor do Paul Thomas Anderson (que lhe valeu uma nomeação para um globo de ouro) e a Terapia de Raiva onde contracena com um magistral Jack Nicholson.
Este filme resume-se rapidamente. A personagem de Sandler é um conquistador inveterado que se apaixona pela personagem interpretada por Drew Barrymore e é retribuído nessa afeição. O problema é que esta revive o mesmo dia desde que teve um acidente um ano antes - não guardando qualquer memória mais que as horas de um dia. O restante é tudo menos inesperado.
Visto no autocarro entre Bratislava e Praga
Enlace | http://www.imdb.com/title/tt0343660
FINGERED e colecção de vídeos do kunsthaus wien
Indo ao Kunsthaus Wien é imperdível sim a colecção de vídeo que aí apresentam, consultável via diversos ecrãs tactéis. É uma videografia extensíssima e que vale bem dedicar-lhe de 1 a 2 horas para lhe estudar os vídeos experimentais, as peças de videoart, os segmentos animados e todas as curtas.
Visto no Kunsthaus Wien, exposição Porn Identity
Enlace | http://www.mqw.at/index.php?page_id=328
FOOLS GOLD
Dispenso. Sugiro que a cena inicial se tornasse uma curta só por si, é um segmento que valeria bem essa dedicação.
Visto no autocarro entre Bratislava e Praga
Enlace | www.imdb.com/title/tt0770752
19 de mar. de 2009
Into the Wild
Ficar em casa, em vez de trabalhar, tem as suas vantagens e as suas desvantagens.
Comecemos pelas vantagens: no meu caso leio muito e com isso aprendo imenso. No ano e meio que não tive horário de pessoa trabalhadora, cresci muito, principalmente porque tive tempo para tomar consciência do que acontece à nossa volta. Coisa que ainda não tinha conseguido fazer antes de "ser obrigada a parar" quando vim para a Alemanha e me encontrei no desemprego.
Desvantagens: tomar consciência do mundo não é peso fácil de carregar. Faz-nos desejar ter fechado os ouvidos e os olhos para que nada tivesse conseguido saltar as barreiras protectoras que por vezes conseguimos criar.
Há quem resolva apenas correr. Fugir?
Imaginem que já viram muita coisa que não gostaram e se apercebem que afinal... Não há como mudar o mundo. Não há outro caminho a seguir senão o de sempre. Imaginem que a vossa vontade é regressar às origens, que pensam ser a Natureza. Sem a presença de mais ninguém. Imaginem que afinal descobriram que esse lugar existe, e que é num canto qualquer no Alasca. E imaginem que concretizam o vosso sonho de lá chegar, depois de um ano de preparação física.
Sim, preparariam-se fisicamente, estudariam sobre o Alasca, escutariam com atenção os que já lá estiveram tentando obter o máximo de informação que pudessem para que conseguissem sobreviver. Anotariam tudo e fariam tudo como escreveram.
Christopher McCandless fez essa caminhada espiritual e achou que encontraria a paz no Alasca. E encontrou. Mas antes agonizou, durante os últimos dias de vida, em que os passou à fome, doente e só.
Escreveu um diário da sua jornada mas foi num livro que lia que apontou as respostas que tanto procurava, sendo a mais importante para mim, "a felicidade só é atingida se for partilhada".
Uma história verídica transformada em filme por onde podemos viajar nas diferentes paisagens dos EUA que Christopher percorreu até aos seus últimos dias.
Friends
Na continuação das séries anteriores apresentadas neste blogue, aqui fica a série que de uma maneira ou de outra, poderia representar uma fase da minha vida, e por isso é a minha série de eleição sobre "pessoas normais com poderes especiais".
Quase não precisa de apresentações: Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross. Seis amigos cuja vida os uniu, durante um período de tempo, e que passado alguns anos, os voltou a separar cada um seguindo um caminho. Minto! O final faz-nos puxar pela imaginação e faz-nos crer que tudo irá continuar no seu ritmo normal: o Joey continuará a comer a comida do frigorífico da Monica e do Chandler, a Monica continuará a presentear os amigos com fantásticas refeições mas desta vez em forma de piquenique no jardim da sua nova casa, o Ross e a Rachel novamente juntos continuarão a embebecer os amigos com a sua imagem de casal "os opostos atraem-se mesmo", e a Phoebe continuará a ser o pilar espiritual do grupo, fazendo questão de marcar um encontro semanal no Central Perk.
Dez séries que demoraram uns 10 anos a passar nos canais televisivos portugueses, vi eu em... 6 meses :) E agora descobri que existem cenas disponibilizadas no Youtube que nunca foram para o ar :D
Heroes
Outra série que vos apresento neste blogue é a Heroes. É também uma série de "entreter" mas que não é tipo comédia.
Classifico-a como Deliciosa, igualmente como fiz para a série Chuck pois, as personagens principais são também pessoas normais (como eu e tu :D) que descobrem um dia que tem poderes especiais. Todas as personagens tem uma ligação entre si, porque todos os poderes que possuem terão de ser usados para combater o Mal. Nenhuma das personagens quer / usa o seu poder para sobressair no mundo, pelo contrário tentam esconder pois é algo fora do normal. A não ser, Sylar, que usa o seu para adquirir o dos outros e assim, mais poderoso que antes, conquistar o mundo.
A lista das personagens não é curta bem como a dos respectivos poderes.
Para além da "história de pessoas comuns que descobrem ter habilidades especiais" despertar em mim uma certa curiosidade, a própria imagem da série é muito interessante. Segue o estilo das histórias aos quadradinhos e apresenta mesmo algumas imagens a desenho.
O enredo põe sem dúvida a nossa imaginação a trabalhar e o suspense consegue ser por vezes insuportável, de tal maneira que estamos a aguardar pelos episódios todos da última série, para assim devorá-la num só fim-de-semana :D
Chuck
Desafiaram-me e eu não podia dizer que não!
Escrevo-vos hoje de uma série de "entreter e fazer rir".
Chuck Bartowski é um estudante universitário normalíssimo, dotado acima da média, mas que sempre teve uma vida como todos nós. Um certo dia é acusado de roubar os exames de uma disciplina e cujas provas desse roubo são mesmo encontradas no seu quarto. Mesmo sendo inocente, é expulso da universidade, sem nunca ter percebido como se tinha gerado toda essa situação.
Um dia, já mais tarde, recebe um email com os segredos todos da CIA, criptografias em forma de conjunto de imagens/fotos. À medida que Chuck visualiza as imagens (milhares em alguns minutos), recepciona-as e armazena-as no seu cérebro. Neste dia, o futuro do vulgar funcionário da Buy More (uma loja de electrodomésticos) que já tinha sido um prometedor estudante de informática na universidade, muda por completo: quando visualiza alguém na rua que está na "sua nova base de dados", o seu cérebro "flasha" e "corre" toda a informação sobre esse indivíduo.
A CIA, consciente de que o seu "disco duro" (o anterior fora destruído) passou a ser um mero rapaz-cidadão, não tem outra solução senão colocar uma equipa de agentes da CIA a protegê-lo, e usá-lo cada vez que "flasha" em alguém, para tentar saber o que esse alguém anda a tramar. Claro que essa equipa é constituída por um brutamontes de corpo e coração e uma belíssima "Chuck-girl".
O resto já sabem, como se desenrola toda a série televisiva: perseguições, esconderijos, vida dupla, romances fingidos (ou não), explosões, etc...
O delicioso desta série, é que Chuck é um tipo normal. Como eu e tu :D E que foi forçado no dia-a-dia a aprender, por si só, a ser um agente da CIA.
Ah!E claro que Cuck finalmente descobre porque arranjaram maneira de o expulsar da universidade na altura em que estudava informática. Mas mais não conto ;)
Nem sei em que série vai, mas estamos sempre à espera de novos episódios!
Bruno Bozzetto
18 de mar. de 2009
SOUTHPARK | IMAGINATION LAND
É deliciso, é hilariante, é incrível, é espectacular - é o máximo, o cume e o clímax da intensidade criativa e do sarcasmo combatente de Matt Stone e de Trey Parker, os criadores da série de animação para a televisão que é um sucesso e que é sempre realizado para um público adulto (os detractores não o entendem e pretendem que tenha sido idealizado de outra forma).
Vejam e percebam esse mundo de fantasia demolidor!
Visto nas Vasco Sessions ao Saldanha em companhia do MAL
Links :
www.southparkstudios.com
http://www.imdb.com/title/tt1308667
ZOMBIE STRIPPERS
Após uma experiência científica que correu mal um soldado contaminado entra num night club e após alguma turbulência inicial ataca uma das strippers do bar. A partir desse momento essa stripper torna-se uma estrela já que a sua condição de morta e de zombie atrai cada vez mais cliente para ver o espectáculo levando a que as restantes strippers - uma após outra - se deixem contaminar para que tomem o lugar da primeira no palco. A única condição é que um ou outro cliente lhes sirva de alimento ao que o patrão, fazendo dinheiro como nunca tinha feito antes e deslumbrado, acede, guardando os corpos dos clientes tornados entretanto zombies numa jaula da cave do clube.
As interpretações não são nada credíveis (e interessa neste contexto?) e o filme e a sua história bizarras e trapalhonas (e eu importado, depois de me rir tanto incontrolavelmente)! A acrescentar a Jamie Jameson e à sua trupe de strippers zombies - todas vindas do mundo do filme porno - há ainda um grupo de soldados que de corpos, músculos e glândulas mamárias infladas (pois provêm do mesmo mundo antes referido) se dedica a caçar os zombies!
Hilariante! Aconselho, é de ver sem dúvida (com o cuidado de dizer que o sangue jorra em largos jactos e que existe nudez parcial e total em quase todo o filme)
Enlace | http://www.imdb.com/title/tt0960890
Stop Global Warming
Mais um vídeo (este é da Quercus) que nos faz pensar que algo tem de ser feito pelo meio-ambiente!
17 de mar. de 2009
CHE Parte 2 : GUERRILHA
(...)
Leiam mais na Take n14 em : http://www.take.com.pt
3X3
Excelente! Consultem o site e vejam fotos - a curta está já por aí em apresentação pública e se tiverem a oportunidade, assistam.
Visionado no Auditório ZON, Lisboa
Link (com making of) | http://nunorocha.net
16 de mar. de 2009
RASCUNHO
Vejam e partilhem, façam-na crescer! Venga!
Rascunho | www.rascunho.net
14 de mar. de 2009
MURPHY, ECDJ e NU
A Murphy (publicação anual ou bianual de história e teoria da arquitectura e do urbanismo realizada pelo Departamento de Arquitectura da FCTUC e que prima pela excelência nos artigos e investigações), a ECDJ - Em Cima do Joelho (Publicação de arquitectura realizada pelo Departamento de Arquitectura e pelo Centro de Estudos de Arquitectura da FCTUC e que se debruça por temáticas mais específicas da Arquitectura e Urbanismo, centrando-se em problemas actuais e mais práticos do pensar e realizar urbano pelo que expõe - variavelmente - um case study) e a NU (produzida pelos estudantes do Departamento de Arquitectura da FCTUC e que colige trabalhos e teorizações dos alunos e recebe ainda alguns convidados).
Os 3 títulos são de excelência e, se bem que não totalmente estanques a leigos - o primeiro é-o, necessariamente - de leitura imprescindível a um arquitecto/urbanista.
Murphy | www.uc.pt/murphy
NU | www.revistanu.uc.pt , revistanu.blogs.sapo.pt
PURE MAGAZINE
Pure Magazine | http://www.puremagazine.pt
n*STYLE MAGAZINE
n*STYLE MAGAZINE | http://www.nstyle.com.pt
SITA SINGS THE BLUES
Paley fez tudo neste filme cedendo apenas na parte musical em que colaborou, escrevendo, investigando, produzindo, realizando e editando esta fantástica peça de animação que ganhou um prémio na Berlinale.
História pessoal animada, é fascinante como se enquandram os diferentes planos da história consoante seja o plano contemporâneo do afastamento e separação de Nina do marido, a narração e explicação do Ramayana (epopeia clássica indiana que retrata a história de Sita e do seu esposo, o príncipe divino Rama e em que Paley vê semelhanças com o seu próprio trajecto), passagens cantadas do Ramayana e trechos do Ramayana. Estes diferentes planos dos filmes sucedem-se em cadência regular e são trabalhados por diferentes técnicas de animação - não causando no entanto irregularidade na história mas marcando os diferentes momentos e contribuindo para a sua compreensão.
É notável o trabalho de investigação de Paley e a ligação do seu desastre amoroso com o mito hindu demonstra além de um saborosa ironia - pois o seu mais que tudo abandonou-a por um trabalho na Índia, também uma trabalhada e calibrada recuperação.
O resultado é muito atraente e se por vezes o ritmo se perde nas sequências cantadas e se a animação não surpreende nem inova, o espectador é compensado pela veia humorística da autora e da sua extraordinária capacidade de rir de si e de se renovar. Recomendo vivamente.
Curiosidades :
1) O filme foi apresentado pela própria em Viena uma semana depois de eu lá ter estado, no Festival Tricky Women - no qual foram distribuídos gratuitamente DVD.
2) Este filme foi elogiado pela Andrea sem sabermos que umas semanas depois ele seria mostrado em Lisboa durante a Competição de Longas na Monstra e que eu o veria.
3) No site promocional do filme está disponível o filme para download.
4) A realizadora não vendeu nenhuma cópia do filme - o lucro é garantido por outras vias.
5) O filme na Monstra foi apresentado por Nik Phelps, colaborador na BSO.
Senti o quase dever de ir pesquisar sobre Nina Paley e o seu trabalho, sobre o Ramayana e sobre Sita, sobre Lanka e sobretudo sobre a apaixonante e mítica Rama's Bridge.
Visto durante o Festival Monstra em LX - São Jorge em companhia do MAL e Ed. Condorcet, realizador coimbrão.
Links |
www.sitasingstheblues.com
www.ninapaley.com
www.monstrafestival.com
13 de mar. de 2009
VOLTE - FACE
Volte-Face | http://www.volte-face.conflitoestetico.com
OBSCENA
Revista Obscena | http://www.revistaobscena.com
12 de mar. de 2009
PLAYTIME
(...)
Leiam mais na Take n14, em http://www.take.com.pt
PERSEPOLIS
O trabalho de Marjane Satrapi é autobiográfico e foi primeiramente publicado (e multi premiado) como uma banda desenhada em quatro tomos que foram posteriormente reunidos em volume único – largamente elogiados pela crítica especializada e pelo público.
(...)
Leiam mais na Take n14, em http://www.take.com.pt
UMA HISTÓRIA SIMPLES
E se uma história simples o é qualificável porque se resume em poucas linhas, este filme, este The Straight Story do Lynch é-o. Parte de uma viagem verídica em que um idoso homem (Richard Farnsworth como Alvin Straight) segue à procura do irmão doente (e com quem tem uma relação conturbada e esporádica) montado num cortador de relva, percorrendo indómito e estóico mais de 400km entre estados americanos.
Leiam mais na Take n14, em : http://www.take.com.pt
PARIS, TEXAS
(...)
Leiam mais na Take n13, em : http://www.take.com.pt
ZOOT
http://www.zootmag.com/
MORGEN
http://www.sanchopansafilm.com/htmls/morgen.html
Entre les murs - The class
HISTORY OF THE INTERNET
Queria partilhar esta grande pequena história que explica resumidamente utilizando um excelente formato gráfico em Flash tudo isto em que escrevemos / lemos / comunicamos / partilhamos neste momento : History of the Internet | http://www.youtube.com/watch?v=9hIQjrMHTv4
Na volta passem por este, Picol | http://blog.picol.org